O Instituto Alpha tem feito a gestão do Pronto Socorro Central, Pronto Socorro Infantil e SAMU de Cubatão, cidade que está situada na Região Metropolitana da Baixada Santista. Segundo o IBGE, a população é de mais de 130 mil pessoas.

Fachada do Pronto Socorro Central de Cubatão/SP

Alguns dos serviços desempenhados no município:

Sistema de atendimento eletrônico: Nas Unidades do Pronto Socorro Central, o atendimento é eletrônico, via online, e é acompanhado 24h por dia. Todo atendimento é monitorado por profissionais capacitados. O sistema possibilita ao Instituto apresentar um mapa de diagnóstico do município.

As ações aplicadas, com o auxílio da tecnologia, alcançam grande efetividade pois, apesar da demanda de usuários ser bem expressiva, o Instituto Alpha tem se mobilizado para manter a qualidade na assistência, com vistas ao planejamento de ações que contribuam para maior eficiência no cuidado à saúde.

Totem de atendimento ajuda a organizar o fluxo de atendimento; no telão, as informações organizadas e transparentes

Atendimento com Classificação de Risco: Permite a identificação da prioridade clínica e a definição do tempo recomendado para atendimento médico, reduzindo assim, mortes evitáveis.

Gestão: Acompanhamento por equipe administrativa de gestão dentro das unidades;

Pesquisa de Satisfação: O Instituto mantém profissionais aptos para realizar dentro de suas Unidades a pesquisa de satisfação do usuário por meio de questionário eletrônico. Os resultados são mensurados, avaliados e são tomadas ações preventivas e corretivas.

SAMU: O serviço realiza a coordenação da Central de regulação de urgência e emergência, composta por médicos reguladores, que atendem toda a demanda do sistema telefônico 192. A equipe define a hipótese diagnóstica e a complexidade, bem como a prioridade do atendimento. A partir da classificação (se é necessário suporte básico ou suporte avançado), é feita a liberação das viaturas.

Capacitação: O Instituto Alpha realiza ações de capacitação aos seus colaboradores, através de cursos, palestras e rodas de conversas.