Colaboradores dos PSs Central e Infantil de Cubatão passam por testagem estratégica de covid-19

Colaboradores dos PSs Central e Infantil de Cubatão passam por testagem estratégica de covid-19

Ação é realizada pela Prefeitura de Cubatão em conjunto com o Instituto Alpha, e dá mais segurança aos trabalhadores e à população


Publicado em 2 de outubro

Para garantir a segurança e a saúde de todos os colaboradores do PS Central, PS Infantil e da Central de Vagas de Cubatão, o Instituto Alpha de Medicina para Saúde, responsável pela administração dos prontos-socorros, em conjunto com a Prefeitura Municipal, realizam a testagem estratégica da equipe para a Covid-19.
Serão testados aproximadamente 300 pessoas, entre médicos, enfermeiros, técnicos, equipes administrativas e de limpeza. Para garantir a efetividade e a garantia de um resultado o mais próximo possível do correto, o teste oferecido é feito por um laboratório de São Paulo que utiliza tecnologia artificial da Microsoft e é realizado em parceria com o renomado Instituto Butantã.
“Todos que farão a coleta preencherão um formulário para saber se já teve a Covd-19, se registrou sintomas, se já tomou vacina para gripe, além de obtermos informações relacionadas ao cotidiano da pessoa, para ser possível mapear onde ela pode ter obtido contato com o vírus”, detalha a enfermeira do PS Central, Nathalia Neris. 
“A testagem, feita de forma rápida, por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue, mostrará se a pessoa já teve contato com o vírus e desenvolveu anticorpos ou se ela está com o vírus ativo. O resultado sai em 15 minutos e é enviado por mensagem de texto ao celular da pessoa. Em caso de positivo, ela será encaminhada para a carreta Covid, para que seja feita a contraprova. Se o positivo foi confirmado, ela será afastada e terá o acompanhamento constante das equipes de saúde”, concluiu a Nathalia.
O que é – Os Coronavírus (CoV) são uma grande família de vírus que causam doenças que vão desde um resfriado comum até doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV). COVID-19 é o nome dado a doença respiratória infectocontagiosa causada pelo novo Coronavírus.
Ela causa resfriado em 80% dos casos. Porém, evolui para forma grave em 14% e possui letalidade de 0,3% a 1%.
O risco de doença grave é maior em idosos e em pessoas com comorbidades como doenças cardiovasculares, pulmonares e diabetes.

Skip to content