PS de Cubatão conta com fisioterapeuta especialista em recuperação respiratória

PS de Cubatão conta com fisioterapeuta especialista em recuperação respiratória

Profissional tem papel relevante na recuperação de pacientes que contraíram a Covid-19

Publicada em 05 de novembro

Muita gente não sabe, mas o fisioterapeuta tem um papel fundamental no atendimento e na recuperação de pacientes que contraíram a Covid-19. Sua atuação contribui para evitar complicações cardiorrespiratórias em indivíduos internados e também para recuperar a capacidade pulmonar e motora de quem já se curou da doença.
Não é comum Pronto-Socorros possuírem em suas redes estes profissionais, mas o PS Central de Cubatão dispõe de um profissional como esse. A unidade, que é administrada pelo Instituto Alpha de Medicina para a Saúde, por meio de um contrato de gestão com a Prefeitura Municipal, conta com o funcionário público Odálio Carolindo Ipiranga, que é pós-graduado em fisioterapia respiratória pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
“Se antes a fisioterapia hospitalar e respiratória era uma profissão que poucos conheciam, com a Covid-19 este ofício se tornou muito evidente. Nos tornamos profissionais imprescindíveis para compor as equipes de saúde”, conta Odálio, detalhando como é o dia-a-dia na linha de frente.
“Quando chego no plantão para trabalhar outros profissionais da saúde constantemente relatam: ‘fisio, sentimos tanto a falta dos seus serviços no plantão anterior!’. Todo o restante da equipe ressalta isso, dada a importância do nosso trabalho no auxílio da melhora da respiração do paciente”, diz o profissional, que descreve as ações feitas durante os atendimentos.
“Normalmente é o fisioterapeuta que acompanha todo o desmame da ventilação mecânica para que o paciente, tão logo recupere a sua condição clínica, deixe de precisar do respirador mecânico e volte a respirar sozinho. Portanto, se você for acometido pelo Covid-19 e evoluir com piora grave da sua saúde, necessitando de ventilação mecânica, você irá precisar do fisioterapeuta para ofertar um adequado suporte ventilatório que contribua para a integridade dos seus sinais vitais, e assim, diminuir complicações e dependência prolongada de tal aparelho. Dessa forma, acelera-se muito o reestabelecimento de suas funções pulmonares normais para que você possa respirar como respirava antes”.

Skip to content