CAMP Cubatão reconhece atuação da entidade no compromisso de ensinar
Parceria é uma palavra em alta nessa Era da conectividade e, pela cooperação que gera oportunidade, o Instituto Alpha de Medicina para a Saúde foi homenageado. Ganhou uma placa do Centro de Aprendizagem Metódica e Prática Mário dos Santos, o CAMP Cubatão, pelo compromisso de ensinar, estendendo a mão sempre aos jovens que estão iniciando no mercado de trabalho.
Neide Maria Conceição, diretora de Recursos Humanos do Instituto Alpha de Medicina para a Saúde, conta que a homenagem ocorreu na ocasião de aniversário da entidade cubatense.
“Estamos com o CAMP desde o início das nossas atividades, fazendo a seleção e admissão dos aprendizes. Na medida do possível, damos a oportunidade para que os jovens continuem conosco e, mesmo assim, quando termina um ciclo de trabalho, já solicitamos outro aprendiz parceiro”, conta ela.
A parceria – que é uma das ações de responsabilidade social que o Instituto Alpha mantém – rendeu bons frutos. Há casos de funcionários contratados de diversos programas e parceiros como também o CIEE e o CAMPS de Santos. Hoje alguns ex-aprendizes atuam na empresa.
Quem entra, muda, como conta Lorena Phyetra de Souza Silva, de 17 anos, que iniciou há oito meses como aprendiz no setor jurídico do Instituto Alpha.
“Eu me sinto extremamente confortável aqui. Consigo desenvolver meu lado pessoal e profissional. Desde que entrei gerei mais autoconfiança, mais capacidade de organização, mais maturidade e, às vezes, até esqueço que sou menor aprendiz. É como se eu estivesse aqui há anos, porque não só os ensinamentos mas também o acolhimento são grandes. Tenho muito a aprender, mas com certeza já não sou mais a mesma Lorena de março’, confessa.
Ana Carolina Sá Vieira, de 17 anos, auxiliar administrativa, é outra das jovens aprendizes hoje na empresa. O Instituto Alpha foi seu primeiro emprego formal, iniciado em abril de 2022. Ela conta que desde que entrou, aprendeu bastante sobre o mundo corporativo e sobre como funciona a empresa.
“Gosto muito do que faço e, por cursar Enfermagem, penso até em seguir no administrativo. Minha expectativa é ser efetivada. Não é fácil encontrar emprego no mercado atual. Essa primeira oportunidade que o CAMPS fornece sendo aprendiz dá uma sensação de segurança para a gente, como se fosse algo garantido. Mas, se a gente parar para pensar, eles dão o primeiro degrau. O resto da escalada é a gente que faz, até chegar nos nossos objetivos”, diz ela, que veio pelo CAMPS de Santos.
A diretora de RH confirma. “Eles são preparados. Recebem treinamento para que cresçam e aqui, costumam se desenvolver ainda mais. Agarram a oportunidade e dão exemplo. Em troca, oportunizamos uma carreira”, diz Neide, acrescentando que a parceria vai longe: “Com certeza. É uma obrigação legal cumprida não só porque é lei. Dar oportunidades faz parte do nosso modo de operar”, afirma Neide.