João Pinheiro e Moacir mostram a importância do trabalho desenvolvido pela Alpha
Publicado em 12 de agosto
O que pode ser considerado, para você, um desafio? Superar o medo de altura? Do escuro? Encarar um caminho difícil? Uma prova?
Pois bem, para dois moradores da Residência Terapêutica de Franco da Rocha, administrada pelo Instituto Alpha, o desafio da vida deles era, simplesmente, sair à rua. E, graças ao cuidadoso trabalho de uma equipe capacitada e preparada, Pinheiro e João superaram seus maiores medos e, aos poucos, mostram a evolução no tratamento.
“Ambos tinham fobia social, muito medo de sair à rua, de ter contato com pessoas. Por conta dos problemas psicológicos que desenvolveram ao longo dos anos, essas questões podem ter sido acentuadas”, explica Adriana Marques, diretora do Instituto Alpha. “Fazemos, na RT, um cuidadoso trabalho de acolhimento, buscando a integração dessa pessoa com a sociedade. Cada pequeno avanço, para nós, é uma grande vitória, como foram esses dois casos”, concluiu.
O que é
As pessoas que integram as Residências Terapêuticas são aquelas oriundas de hospitais psiquiátricos ou aquelas que possuem doenças mentais e as famílias não reúnem condições de oferecer os cuidados necessários. De forma humanizada, com técnicos capacitados e preparados, as residências fazem os acolhimentos e a integração dessas pessoas com a comunidade, oferecendo a possibilidade de viverem uma nova vida.