Tudo o que geralmente sabemos sobre os rins é que, para cuidar deles, precisamos beber água. Por conta da pouca informação existe a Campanha Março Vermelho, que tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde dos rins e os riscos do câncer renal.
Nascemos com dois rins. Esses órgãos com formatos de feijões, são responsáveis por várias funções. Entre elas, a de filtragem sanguínea de impurezas, eliminando-as na urina, e o equilíbrio fisiológico da pressão arterial.
O câncer nesse órgão é mais frequente nos homens e na faixa etária de 50 a 70 anos. Pessoas com histórico de doença renal na família, hipertensos, pessoas com sobrepeso e fumantes, são considerados grupo de risco, sendo que o tabagismo aumenta de duas a três vezes a possibilidade do aparecimento do problema, uma vez que as toxinas do cigarro são absorvidas pelos pulmões e carregadas pela corrente sanguínea até os rins, sobrecarregando o sistema de filtragem.
Os sintomas do câncer renal podem incluir sangramento na urina (hematúria) e dor na parte lateral da barriga. Como se trata de um órgão localizado mais profundamente na barriga, os sintomas mais intensos e possibilidade de palpação do câncer só ocorrem quando a doença está mais avançada.
A prevenção passa por manter hábitos saudáveis como não fumar e praticar atividades físicas, controlar o peso e a pressão arterial. Para pacientes que realizam hemodiálise ou que sofrem com síndromes genéticas, o acompanhamento médico regular é indispensável para a detecção precoce de uma neoplasia.