O setembro amarelo é uma campanha realizada no Brasil desde 2015 na qual o objetivo é realizar o combate ao suicídio em hospitais, clínicas, escolas e demais locais, incentivando o debate da sociedade acerca desse tema tão complexo e sensível. A escolha do mês tem relação com o fato de que no dia 10 de setembro é comemorado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, o que motiva que todo o mês seja destinado ao diálogo sobre esse tema que muitas vezes é considerado um tabu na sociedade, dificultando a busca pela ajuda e prevenção. Pensando na complexidade do combate ao suicídio em hospitais, clínicas e na sociedade como um todo é fundamental que instituições de saúde façam parte e engajem-se na campanha Setembro Amarelo, principalmente devido à ocorrência de depressão em paciente com doenças e problemas de saúde.
Envolvendo-se nesta temática o Serviço de Psicologia do Hospital de Clinicas Anjo Gabriel em parceria com a Comissão de Humanização realizaram ações educativas sobre a Campanha Setembro Amarelo referente a conscientização de prevenção ao suicídio.
A primeira ação de conscientização da campanha Setembro Amarelo foi desenvolver no jardim frio que se localiza centralizado no saguão do hospital de clínicas anjo Gabriel um jardim com 180 girassóis, o número representa as mortes que ocorrem a cada 2 horas no mundo, em razão do suicídio. O girassol foi a flor escolhida para a ação em razão da simbologia que carrega. Além de ser da cor amarela, que representa a campanha, a flor gira em busca da luz solar, segundo a cultura popular. Além dos girassóis, foram fixadas no local algumas placas com mensagens valorizando a vida. A iniciativa é abrir o assunto e mostrar para os pacientes e seus familiares que o suicídio é alto e que vem crescendo no decorrer dos últimos anos, que é difícil falar sobre o assunto, mas é justamente o ‘não falar’ que acaba prejudicando.
Disponibilizamos também o número 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV), uma entidade que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, 24 horas por dia.