Instituto Alpha faz campanha de prevenção à Sepse nos Pronto Socorros de Cubatão

Instituto Alpha faz campanha de prevenção à Sepse nos Pronto Socorros de Cubatão

Atividade visa conscientizar as pessoas sobre cuidados com infecções

Publicado em 10 de setembro

Você sabe o que é Sepse? É uma resposta inadequada do próprio organismo contra uma infecção, levando a uma infecção generalizada. Essa resposta inadequada pode levar ao mau funcionamento de um ou mais órgãos, com risco de morte quando não descoberta e tratada adequadamente. Sabendo da importância do tema para a dinâmica hospitalar, o Instituto Alpha de Medicina para a Saúde, responsável por administrar o Pronto Socorro Central, Pronto Socorro Infantil e o SAMU de Cubatão, realizará, em setembro, a Semana de Prevenção à Sepse, com atividades realizadas nos dias 13 a 17.

O foco é orientar e estimular os cuidados, tanto dos colaboradores quanto dos pacientes, em relação a esse tema.“A Sepse é uma das principais causas de morte no mundo, e não somente as infecções hospitalares que causam a sepse, quando a pessoa tem uma infecção se ela não cuidar ela pode vir a ter e pode até morrer. É legal também lembrar que a higienização das mãos ajuda a prevenir infecções. E que a automedicação pode custar sua vida, ao se sentir mal procure assistência médica”, detalha Nathalia Neris, Enfermeira da CCIH do Instituto Alpha em Cubatão.Ela lembra que qualquer tipo de infecção, leve ou grave, pode evoluir para sepse. “As mais comuns são a pneumonia, infecções abdominais e urinárias. Para tal, o tratamento rápido das infecções é uma estratégia que deve ser adotada”.

Você sabia?

Mais de 80% das infecções que levam a sepse são contraídas fora do hospital e qualquer pessoa pode ter a doença, principalmente pessoas com sistema imunológico enfraquecido, como pessoas com mais de 60 anos, crianças com menos de um ano, pessoas com doenças crônicas, como diabetes e AIDS.Por isso, mantenha os cuidados e  siga as dicas do Instituto Alpha de Medicina para a Saúde!- Lavar as mãos e punhos com sabão ou álcool ao chegar da rua, visitar pessoas doentes ou hospitais;- Manter a caderneta de vacinação em dia;- Não se medicar por conta própria, principalmente antibióticos. As bactérias de seu organismo podem adquirir resistência a eles e não haver melhora do quadro em casos de necessidade.

2019 - Instituto Alpha - Todos os direitos reservados | Admin
Skip to content