Com redução no número de casos de covid19, prefeitura faz adequação no atendimento do PS Central

Com redução no número de casos de covid19, prefeitura faz adequação no atendimento do PS Central

Como o trabalho preventivo feito pela Administração Municipal, Instituto Alpha e a população deu certo, registros de coronavírus seguem em queda. Porém, é preciso manter os cuidados

Publicado em 18 de setembro

A Prefeitura de Cubatão decidiu desmontar parte da estrutura provisória, montada ao lado do Pronto Socorro Central (PSC), para atendimento de pacientes com sintomas do novo coronavírus. Foram retirados os dois contêineres de apoio, restando apenas a carreta, que continuará funcionando fazendo a triagem da população. Para funcionar, o equipamento conta com uma parceria do Instituto Alpha de Medicina para a Saúde, Organização Social responsável por administrar o PSC, PSI e o SAMU da cidade por meio de um contrato de gestão com a Prefeitura.

Segundo a Administração Municipal, a decisão foi tomada pelo Comitê Estratégico Municipal Covid-19, que reúne funcionários da Secretaria da Saúde, Hospital Municipal e da Alpha, após ser constatada a queda da procura por atendimento no local. Dados mostram que o pico de movimento no equipamento ocorreu entre os dias 14 e 20 de junho, com 923 consultas. Desde então, houve uma redução contínua, chegando a 400 atendimentos entre 26 de julho e 1º de agosto.

Isso mostra que a curva da Covid-19 em Cubatão está em queda. Porém, a população não deve se descuidar das medidas preventivas em relação à doença.

A nova configuração será mantida por duas semanas. Depois, será feita uma nova avaliação. Também está sendo planejada uma reconfiguração da parte interna do Pronto-Socorro com o objetivo de criar uma entrada exclusiva para pacientes com sintomas respiratórios. Esta ação é estudada em parceria com as equipes da Alpha.

A carreta manterá a realização de consultas e coleta de exames tipo PCR, que detecta a presença do vírus, durante 24 horas por dia. As pessoas devem realizar o teste entre o terceiro e sétimo dia de sintomas no PSC, na Unidade de Pronto Atendimento ou nas unidades de saúde nos bairros.

O atendimento é sempre de segunda a quinta-feira, das 8 às 11h. A partir do oitavo dia de sintomas, as pessoas devem realizar o teste rápido, também nas unidades, nos mesmos horários.

Skip to content