Todos os meses temos a oportunidade de conhecer ou relembrar informações sobre doenças, campanhas de saúde e mobilizações sociais. No mês de março nós chamaremos a atenção aos cuidados e prevenção ao câncer colorretal e câncer do colo do útero.
Março Azul Marinho
A cor azul marinho busca informar e educar a população sobre o câncer colorretal.
O câncer colorretal abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. O diagnóstico pode ser realizado através de vários exames que podem indicar a presença de pólipos ou mesmo diagnosticar um tumor no cólon e/ou reto
Sinais e Sintomas
Alguns sinais em sintomas podem ser identificados para ajudar a descobrir a doença.
Os sintomas mais evidentes de câncer colorretal normalmente aparecem em estágios avançados. Portanto, fique atento a qualquer um desses sintomas e, caso os tenha, procure um médico:
Sangramento pelo ânus;
Constipação ou diarreia sem explicação;
Presença de pólipos no intestino;
Anemia;
Fraqueza;
Cólica abdominal;
Emagrecimento;
Sensação de evacuação incompleta.
Prevenção
Existem algumas medidas que você pode tomar para evitar o surgimento de câncer colorretal. São eles:
Pratique exercícios físicos, evite o fumo e bebidas alcoólicas, evite carnes processadas e tenha uma alimentação saudável.
Março Lilás
Março Lilás é o mês de conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Também conhecido como câncer cervical, o câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente do vírus do HPV, o Papilomavírus Humano. O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum, sendo na maioria das pessoas infectadas assintomática, mas quando desperta sintomas, pode provocar o surgimento de verrugas genitais e coceira.
Sintomas
Em alguns casos o desenvolvimento da doença é lento e não manifesta nenhum sinal durante a fase inicial. Por esse e outros motivos é tão importante prevenir a condição. Já no estágio mais avançado, alguns sintomas podem surgir. É importante prestar atenção ao surgimento dos seguintes sinais:
Dor abdominal associada a problemas intestinais e urinários;
Sangramento vaginal;
Sangramento após relação sexual;
Secreções vaginais anormais;
Menstruação irregular;
Fadiga;
Perda de peso sem motivo aparente;
Náuseas.
Prevenção
Como prevenir o câncer do colo do útero?
A principal forma de prevenir o câncer de colo do útero é através do exame preventivo Papanicolau, que permite a coleta de células do colo do útero e que mostram se há alguma infecção ou variação nesses tecidos. O exame é simples e dura poucos minutos. Devem realizar todas as mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, principalmente aquelas com idade de 25 a 59 anos. As mulheres grávidas também podem fazer o preventivo.
A melhor maneira de se cuidar de ambas doenças é realizando exames periódicos. Cuide de você!