Alpha apoia campanha que fala sobre saúde mental e emocional
JANEIRO BRANCO NOS CONVIDA A REESCREVER A NOSSA HISTÓRIA
Janeiro, culturalmente, é um mês que nos chama a pensar nas nossas vidas com um sentimento de renovação. Nas metas de Ano-Novo buscamos o corpo, a dieta, a prosperidade, mas geralmente deixamos de lado um ponto crucial: o emocional. Por isso, psicólogos de todo o país se engajam no Janeiro Branco, campanha pela saúde mental. O Instituto Alpha de Medicina para a Saúde apoia essa causa.
A iniciativa tem como objetivo mobilizar a sociedade em prol da saúde mental, principalmente depois que a pandemia iniciada em 2019 provocou um aumento no diagnóstico de doenças psíquicas. Mesmo antes disso o tema já era discutido como um problema do século XXI.
Como a depressão não escolhe idade, religião, sexo ou classe social, a ideia é inspirar a população para que se reúna em pequenos grupos. Podem ser de bairro, de vizinhança, de escola ou família, para se debater o assunto, perceber como o outro está e buscar ajuda, se necessário. Afinal, tristeza é um sentimento normal. Mas sua persistência pode indicar que algo não está bem.
Praticar atividades ao ar livre, se alimentar e dormir bem e fazer rotineiramente ações que propiciam bem estar são formas de prevenção. Mas, a ajuda profissional é necessária quando já há um quadro instalado. O profissional da saúde orienta qual a melhor forma de tratamento. Aí é só pegar esse 2023, fazê-lo como um quadro em branco e reescrever a própria história.
Se você acha que a ansiedade, depressão ou outro transtorno psíquico pode ter atingido você, não tenha vergonha. Estamos todos juntos nessa. Procure o posto de saúde mais próximo e converse com um médico.