Ações foram tomadas em todas as unidades administradas pelo Instituto
Publicado em 19 de março
O Instituto Alpha de Medicina para Saúde adotou atitudes preventivas por conta da pandemia do Covid-19 (coronavírus), que estão em vigor nos Prontos-socorros, unidades de saúde e residências terapêuticas que são administradas pela entidade. As ações, voltadas aos colaboradores e ao público atendido, tem como foco o cuidado com a disseminação deste vírus, e seguem iniciativas preconizadas pelo Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde e demais órgãos estaduais e municipais.
O processo seletivo para a contratação de novos colaboradores e formação de cadastro reserva para o PS Central de Cubatão terá sua etapa de entrevistas feitas por telefone, e as dinâmicas foram suspensas. Também estão suspensos os cursos de atendimento humanizado e trabalho em equipe.
Confira o que foi realizado em cada unidade:
Residências Terapêuticas
Nas unidades de Franco da Rocha, Francisco Morato e Osasco foram tomadas ações preventivas pois os moradores além de sofrerem problemas de saúde mental, também possuem comorbidades que podem potencializar a infecção por Covid-19.
Manter medidas de higiene das mãos :
Disponibilizar álcool-gel nos principais pontos de assistência e circulação na residência:
Manter os ambientes ventilados, portas e janelas abertas
Manter procedimentos de higiene, desinfecção de utensílios, equipamentos e ambientes de convivência
Evitar tocar olhos, nariz e boca sem prévia higienização das mãos
Caso precise tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz
Evitar compartilhar utensílios como copos, pratos, talheres, xícaras, alimentos, roupas, etc
Evitar acesso de visitantes até segunda ordem
Evitar saída dos moradores para atividades extramuros, consultas médicas (apenas em casos de emergência). Reagendar consultas e demais atividades
O uso de máscara por quem apresentar sintomas como febre e dificuldades respiratórias, valendo também para funcionários.
Também estão previstas medidas para quem manifestar sintomas da doença ou tiver contato com pessoas doentes (assintomáticos).
PS Central e Infantil de Cubatão.
A equipe das unidades participa do Comitê criado pela Prefeitura local e que trata das ações emergenciais para combater o coronavírus. Também está presente em reuniões e debates realizados por outros órgãos públicos, além de treinamentos oferecidos.
Também foi instituído um protocolo de atendimento dos casos suspeitos que, por ventura, cheguem à unidade. A Higienização das áreas comuns foi reforçada e funcionários trabalham com máscaras.
UBSs de Laranjal Paulista
Também em conjunto com a Prefeitura da cidade, foram estabelecidos protocolos básicos para o atendimento e encaminhamento de pessoas com suspeitas da doença.