Trabalho do Instituto Alpha eleva qualidade do pronto-atendimento em Cubatão

Trabalho do Instituto Alpha eleva qualidade do pronto-atendimento em Cubatão

Qualificar o atendimento oferecido à população de Cubatão, deixá-lo mais humano e ágil num local com instalações apropriadas e que ofereçam conforto à população. Esses são os objetivos principais o trabalho da Alpha Instituto, Organização Social responsável pela administração dos prontos-socorros Central e Infantil de Cubatão, além do SAMU da Cidade.

As ações, realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal, já registram avanços significativos em pouco mais de dois anos de atuação. De acordo com José Eduardo, gestor da Alpha, desde a assinatura do contrato com a Administração Pública local, em 2018, para a gestão do PS, foi desempenhado um planejamento que contemplou diversas frentes, mas que tinham um único foco: melhorar o atendimento na ponta, aquele oferecido ao cidadão que ia aos locais e encontravam falta de médicos, grande espera e os prédios em condições ruins de instalação.

“Centralizamos nossa atuação em resolver os desafios que envolvem a saúde pública e o pronto-atendimento, que é delicado e precisa de total atenção e dedicação”, detalhou. Neste período, foram realizados processos seletivos para a contratação de colaboradores nos mais diversos setores: maqueiros, enfermeiros, auxiliares, técnicos e atendentes. Também ocorreram contratações de colaboradores para o SAMU. “Reforçamos a equipe, readequamos plantões, fizemos a integração desse pessoal com os funcionários públicos que aqui atuam, para que tudo caminhe de forma harmônica”, ressaltou.

Também merecem destaques as adaptações feitas no prédio do PS Central. Entregues em julho do ano passado, elas contemplaram a alteração da fachada, paisagismo, a unidade recebeu piso hospitalar, nova iluminação, novos condicionadores de ar, novos aparelhos de TV, melhoras diversas na estrutura e duas salas de triagem para classificação de prioridade no atendimento.

Um novo sistema de atendimento aos pacientes também foi instalado, totalmente eletrônico. Painéis espalhados pela unidade mostram o nome de todos os pacientes que estão em espera, no consultório e em retorno, o que facilita a localização e a transparência em todo o processo. Também são disponibilizados os nomes dos médicos, com fotos, para auxiliar os pacientes presentes.

“No início de maio, também passamos a contar com um totem no atendimento do PS Central. Lá, as pessoas apontam qual atendimento necessitam e se possuem alguma condição prioritária. Após isso, são chamados para triagem, ficha e encaminhamento à consulta e, posteriormente, se necessário, medicação ou outro tipo de medida. Essa ação resultou na melhora do trabalho feito”, detalhou Ana Carolina, gestora da Alpha.

Números

Outra novidade implantada pelo Instituto Alpha foi o prontuário eletrônico e o sistema de monitoramento digital dos índices das unidades. Tudo isso é feito por meio de um software, que centraliza todas as informações dos pacientes e dos atendimentos oferecendo, em poucos minutos, um balanço completo dos números de consulta em cada especialidade, CIDs (doenças) com maior e menor registro, além da evolução dos números, entre outros. “Esses dados balizam ações de planejamento e prevenção, que são realizadas em conjunto com a Secretaria de Saúde cubatense”, explica José Eduardo.

Números do PS Infantil:

Atendimentos Nov 2018 – 3.230 Abr 2019 – 5.434 Variação: + 68%
Consultas Nov 2018 – 4.120 Abr 2019 – 8.476 Variação: + 105%

Números do PS Central:

Atendimentos Nov 2018 – 10.938 Abr 2019 – 11.415 Variação: + 4,5%
Consultas Nov 2018 – 15.512 Abr 2019 – 16.544 Variação: + 6%

 “Mesmo com essa evolução do atendimento, nosso tempo médio de espera para o atendimento permanece dentro da mesma média, o que mostra que as ações realizadas surtem um efeito positivo na melhora do fluxo de trabalho”, frisou Ana Carolina.

Novas ações

Após ajustar o prédio do PS Central, o foco do trabalho do Instituto Alpha é realizar os ajustes físicos necessários no PS Infantil cubatenses, de acordo com Eduardo. “Melhoramos algumas estruturas no local, mas agora estamos planejamento repaginar completamente a fachada e a recepção da unidade. Haverá o aumento do consultório para melhor atender as crianças, oferecendo mais conforto às famílias. Trabalhamos para que tudo seja feito o mais breve possível, respeitando o que está estabelecido no contrato com a Prefeitura”, finalizou.

2019 - Instituto Alpha - Todos os direitos reservados | Admin
Pular para o conteúdo