Equipes de Laranjal realizam ação para incentivar mulheres a fazerem o papanicolau

Equipes de Laranjal realizam ação para incentivar mulheres a fazerem o papanicolau

Atividade ocorreu na UBS de Laras e foi toda organizada pela equipe local e seguiu todo protocolo de prevenção à Covid-19

Com o objetivo de orientar e estimular que as mulheres de Laranjal Paulista façam o exame de papanicolau, a equipe do Instituto Alpha de Medicina para a Saúde, responsável por administrar as Unidades Básicas de Saúde da cidade por meio de um contrato de gestão, organizaram uma ação de incentivo.

Por meio de cartazes, conversas com as profissionais e um delicioso café, a equipe multidisciplinar fez a atividade na unidade de Laras. O local foi escolhido para estimular as mulheres da região a realizarem o exame e para levar mais informações a elas. A atividade foi realizada cumprindo todos os protocolos de saúde e segurança por conta da Covid-19.

O Papanicolau é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. O nome “Papanicolaou” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século. Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. Pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados. É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero. O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada.

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.

Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

Como é feito o exame?

· para a coleta do material, é introduzido um instrumento chamado espéculo na vagina (conhecido popularmente como “bico de pato”, devido ao seu formato);
· o médico faz a inspeção visual do interior da vagina e do colo do útero;
· a seguir, o profissional provoca uma pequena escamação da superfície externa e interna do colo do útero com uma espátula de madeira e uma escovinha;
· as células colhidas são colocadas numa lâmina para análise em laboratório especializado em citopatologia.

Quem deve e quando fazer o exame preventivo?

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

2019 - Instituto Alpha - Todos os direitos reservados | Admin
Pular para o conteúdo