Desenvolvemos projetos em Residências Terapêuticas Tipo II, por meio de Contrato de Gestão para recebimento de pacientes com transtornos mentais, a fim de integrá-los ao convívio social, mediante cuidados terapêuticos. São realizadas oficinas, palestras e outras atividades pertinentes ao objeto contratual.

Oferecemos:

  • Equipe  enfermagem nas residências terapêuticas;
  • Cuidadores para o  atendimento aos moradores;
  • Elaboração e aplicação de oficinais para reintegrar o portador de transtorno mental à sociedade;

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Intercaps

Tem como proposta tornar a atividade física também atividade terapêutica, visto que o esporte propicia a convivência em grupo e favorece o resgate dos laços afetivos.                

Participação dos colaboradores do Instituto, usuários e familiares presente nesta atividade Regional.

 Oficina de Culinária –  Preparação de ovos de páscoa   

As oficinas permitem estabelecer laços de cuidado, de trabalho e de afetividade com os outros, possibilitam o resgate das narrativas de vida e a retomada de afazeres dentro do espaço social.

Oficina de Costura para os moradores da SRT

Oficina de Costura para os moradores da SRT tornou-se uma grande ferramenta no desenvolvimento do processo terapêutico, fazendo com que todos os participantes possam se expressar, adquirir aprendizado e realizar a troca de experiência com os demais.

Atenção a Integralidade do Cuidado

Respeito a Singularidade e Necessidades do Morador – As relações de cuidado funcionam como dispositivos eficazes para a promoção da saúde mental e para o desenvolvimento de práticas integrais.