Dia do Médico: momento para agradecer quem se doa para salvar

Dia do Médico: momento para agradecer quem se doa para salvar

Data, que teve origem cristã, por conta de São Lucas, é celebrada neste dia 18 de outubro

Publicada em 18 de outubro

Neste dia 18 de outubro celebramos no Brasil o Dia do Médico. Em tempos de pandemia e desafios, a profissão ganhou ainda mais destaque e relevância, por sua importância junto à sociedade.

A escolha do dia 18 de outubro para homenagear os médicos no Brasil tem origem cristã. Nessa data, a Igreja Católica comemora o Dia de São Lucas, um santo que em vida foi médico e, por isso, é considerado o protetor dos médicos pelos católicos.

O estabelecimento do Dia do Médico no Brasil é atribuído a Eurico Branco Ribeiro, um conhecido médico paranaense. Entretanto, não existem informações exatas sobre quando a data foi estabelecida no país.

O idealizador do Dia do Médico no Brasil nasceu em Guarapuava, em 1902, se formou em Medicina pela Faculdade de Medicina de São Paulo, em 1927, foi professor de cirurgia e fundou o Sanatório São Lucas, em São Paulo. Além de médico, ele foi escritor e filantropo e também era um cristão devotado. Assim, surgiu seu interesse pela vida de São Lucas, levando-o a pesquisar sobre essa figura cristã, o que resultou em alguns livros a respeito do santo.

A comemoração do Dia do Médico é uma forma da sociedade como um todo reconhecer e homenagear o trabalho desse profissional, que dedica a sua vida ao bem-estar e à minimização dos sofrimentos da população. É uma data simbólica, que nos permite agradecer os sacrifícios e a dedicação de cada médico que já cuidou de nós.

Em tempos de pandemia, nossos médicos tiveram que se reinventar. Encararam grandes desafios gerados pelo novo Coronavírus. Mas o que fica é o exemplo de dedicação mesmo diante a um cenário com tantas adversidades. 

O Instituto Alpha de Medicina para a Saúde agradece o empenho de todos os profissionais que integram o nosso corpo clínico, em Cubatão, Mongaguá e Laranjal Paulista. Feliz dia do Médico!

Skip to content