Alpha adota medidas preventivas por conta do Coronavírus

Alpha adota medidas preventivas por conta do Coronavírus

Ações foram tomadas em todas as unidades administradas pelo Instituto

Publicado em 19 de março

O Instituto Alpha de Medicina para Saúde adotou atitudes preventivas por conta da pandemia do Covid-19 (coronavírus), que estão em vigor nos Prontos-socorros, unidades de saúde e residências terapêuticas que são administradas pela entidade. As ações, voltadas aos colaboradores e ao público atendido, tem como foco o cuidado com a disseminação deste vírus, e seguem iniciativas preconizadas pelo Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde e demais órgãos estaduais e municipais.

O processo seletivo para a contratação de novos colaboradores e formação de cadastro reserva para o PS Central de Cubatão terá sua etapa de entrevistas feitas por telefone, e as dinâmicas foram suspensas. Também estão suspensos os cursos de atendimento humanizado e trabalho em equipe.

Confira o que foi realizado em cada unidade:

Residências Terapêuticas
Nas unidades de Franco da Rocha, Francisco Morato e Osasco foram tomadas ações preventivas pois os moradores além de sofrerem problemas de saúde mental, também possuem comorbidades que podem potencializar a infecção por Covid-19.
 Manter medidas de higiene das mãos :
 Disponibilizar álcool-gel nos principais pontos de assistência e circulação na residência:
 Manter os ambientes ventilados, portas e janelas abertas
 Manter procedimentos de higiene, desinfecção de utensílios, equipamentos e ambientes de convivência
 Evitar tocar olhos, nariz e boca sem prévia higienização das mãos
 Caso precise tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz
 Evitar compartilhar utensílios como copos, pratos, talheres, xícaras, alimentos, roupas, etc
 Evitar acesso de visitantes até segunda ordem
 Evitar saída dos moradores para atividades extramuros, consultas médicas (apenas em casos de emergência). Reagendar consultas e demais atividades
 O uso de máscara por quem apresentar sintomas como febre e dificuldades respiratórias, valendo também para funcionários.
Também estão previstas medidas para quem manifestar sintomas da doença ou tiver contato com pessoas doentes (assintomáticos).

Conversa com moradores de RTs para detalhar ações de combate e prevenção ao Coronavírus

PS Central e Infantil de Cubatão.
A equipe das unidades participa do Comitê criado pela Prefeitura local e que trata das ações emergenciais para combater o coronavírus. Também está presente em reuniões e debates realizados por outros órgãos públicos, além de treinamentos oferecidos.
Também foi instituído um protocolo de atendimento dos casos suspeitos que, por ventura, cheguem à unidade. A Higienização das áreas comuns foi reforçada e funcionários trabalham com máscaras.

Pessoal da recepção trabalha com máscaras de proteção

UBSs de Laranjal Paulista
Também em conjunto com a Prefeitura da cidade, foram estabelecidos protocolos básicos para o atendimento e encaminhamento de pessoas com suspeitas da doença.

Skip to content